segunda-feira, 5 de outubro de 2015



Apresentamos o número 3 do volume 52 do Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (BJVRAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. A publicação trimestral contempla artigos científicos completos, notas e relatos de casos, elaborados por especialistas nacionais ou estrangeiros, sobre pesquisas veterinárias e de ciência animal.

A referida edição traz quatro artigos da área de Medicina Veterinária Preventiva:  uma revisão sobre a situação atual e as perspectivas do emprego de métodos moleculares aplicados a investigação de fraudes em alimentos de origem animal; análise das características dos sistemas de criação de bovinos nas regiões Centro - Sul do Brasil; investigação das características de resistência a antimicrobianos em estirpes de Staphylococcus aureusisoladas de biofilmes em rebanhos de bovinos  com mastite. O último compara a epidemiologia da leptospirose em seres humanos e animais silvestres e de companhia nos biomas Pantanal e Caatinga. 

Na área de Clínica Veterinária apresenta dois artigos: um que compara três indicadores metabólicos em cavalos de enduro submetidos a corridas de diferentes distâncias e outro que analisa a adaptação hematológica em bezerras durante o período neonatal.
Dois trabalhos são da área de Patologia: um que descreve a hematologia, perfil bioquímico e dos hormônios tireoideanos de raias de água doce e outro que analisa a cartografia de neoplasmas caninos atendidos no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USPT, no período de 2002 a 2003.

Sobre Reprodução Animal há um artigo que trata sobre a influência das fases de anestro e diestro na competência meiótica de oócitos de cadela. Completando a Revista, na área de Ciências Básicas, artigo descreve a morfologia da placenta a termo e a interface materno-fetal da Jumenta Pêga. Confira a edição atual neste link.

A coleção completa da revista pode ser consultada gratuitamente aqui. A publicação impressa também pode ser consultada na Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.
Mais informações: facebook.com/bjvras e bjvras@usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário