segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


Estudo realizado por pesquisadores da FMVZ-USP em parceria com o Zoológico de Sorocaba registra pela primeira vez algumas espécies de carrapatos em animais silvestres no Brasil
Artigo sobre a ocorrência de carrapatos em animais silvestres recebidos e atendidos pelo Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) é destaque do nº 52, volume 4 da Revista Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (BJVRAS), publicada recentemente.
            No Brasil os carrapatos são parasitas de animais domésticos, silvestres e acidentalmente de seres humanos, podendo desta forma transmitir a Febre Maculosa Brasileira para a espécie humana no país.
            De 1999 a 2015, os médicos veterinários Thiago Fernandes Martins, Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira e Marcelo Bahia Labruna coletaram e identificaram carrapatos em animais silvestres recebidos e atendidos pelo hospital veterinário do Zoológico de Sorocaba e de outros 20 municípios da região do interior do estado de São Paulo.
            Ao todo, foram coletados e identificados 1.858 exemplares de 14 espécies distintas de carrapatos durante os exames clínicos de rotina de duas espécies de répteis, uma espécie de ave e 11 espécies diferentes de mamíferos, de um total de 103 animais silvestres amostrados pelos pesquisadores no Parque.
            O estudo relata os primeiros registros no território nacional de fêmeas de Amblyomma rotundatum parasitando cobra falsa coral e cágado pescoço de cobra, assim como ninfas de Amblyomma dubitatum e Haemaphysalis juxtakochi em lobo guará, ninfas de Amblyomma brasiliense em tamanduá bandeira e tamanduá mirim, além de ninfas de Amblyomma sculptum em ouriço cacheiro e no macaco bugio ruivo. 
            Assim se conclui que os Zoológicos são uma fonte de informação valiosa para o conhecimento parasitológico da fauna silvestre brasileira.
Confira o artigo completo aqui. Já a coleção completa da revista pode ser consultada gratuitamente aqui. A publicação impressa também pode ser consultada na Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações em facebook.com/bjvras e bjvras@usp.br
Figura 1 – Carrapatos da espécie Amblyomma calcaratum parasitando tamanduá bandeira no Zoológico de Sorocaba.
Fonte: (Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira, Sorocaba, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário